Use o "rel=nofollow" e evite ser punido pelo Google

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Muitas pessoas não sabem, mas de acordo com o Google, vender anúncios com links pagos ou escrever análises de produtos por dinheiro podem prejudicar o ranking do seu blog no sistema de buscas do Google, a menos que você utilize a tag "rel=nofollow" em seus links.
Muitos bloggers/webmasters linkam para outros sites na tentativa de melhorar o PageRank ou até mesmo de conseguir algum dinheiro (através do que chamamos de "Paid Reviews")

O Google é ótimo quando o assunto é a detecção de links pagos. Links pagos afetam os sistemas de buscas(mesmo sendo apenas links ou analise paga) e podem fazer o Google perder a confiança em seu blog. Eu mesmo já fui penalizado, perdendo 2 pontos no PageRank em um antigo blog meu que usava para fazer essas análises pagas. Hoje o blog foi todo reformulado e a tag "rel=nofollow" adicionada em todos os links pagos. O Google volta a confiar e meu PageRank estará de volta!

Como funciona o NoFollow?
Quando os robots do google estão navegando em seu site, eles lêem todos os links e os que estão com o atributo rel="nofollow" em seus links, não receberão nenhum crédito no Google (leia PageRank).

Exemplo:


Se você tem um link como o do Compre-Móveis em seu site, você está ajudando os sites-spam nos rankings do sistema de buscas do Google. Você poderá ser penalizado pelo Google por esta prática. Sua penalização irá variar entre a perca de uns pontos no PageRank até a total exclusão de seu site no Google (levando você ao anonimato)

Já se teu site usa links no mesmo sistema do Celulares10, os sistemas de buscas irão ignorar completamente o link externo. Este é o modo correto que você fazer em caso de links pagos ou analise de produtos.

Fique esperto e evite punições!
Trabalhe com o Google, não pelo Google