Jornais antigos estão sendo digitalizados pelo Google

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

O Google começou hoje a digitalizar dezenas de jornais históricos e tornar imagens originais dessas publicações disponíveis na Internet.

Google começa a digitalizar jornais

O mais importante site do mundo informa que quer tornar os jornais antigos disponíveis de forma online através de parcerias com as editoras responsáveis pelas publicações para digitalizar milhões de páginas de arquivos de notícias.

O esforço envolve os arquivos de vários títulos de jornais e amplia o empenho de dois anos do Google em trabalhar com os dois maiores jornais norte-americanos -- o New York Times e o Washington Post -- para indexar antigas notícias no Google News Archive.

"Não apenas será possível encontrar essas notícias, mas também visualizá-las exatamente da forma como elas foram publicadas na época, com fotogramas, títulos, artigos, anúncios e tudo", disse Punit Soni, gerente de produto do Google no blog.

O trabalho envolve desde o Pittsburgh Post-Gazette ao Quebec Chronicle-Telegraph, que foi publicado por 244 anos, tornando-se o mais antigo jornal da América do Norte.

Os primeiros parceiros da iniciativa de digitalização do Google são dos Estados Unidos e Canadá, segundo o porta-voz.

"O objetivo não é diferente do Google Book Search", disse o porta-voz Gabriel Stricker, referindo-se ao esforço da companhia de trabalhar com as maiores bibliotecas ao redor do mundo e digitalizar os livros mais antigos, já fora de circulação.