10 anos de Google

domingo, 7 de setembro de 2008

Engana-se quem pensa que hoje é apenas o dia da Independência do Brasil. Hoje também comemora-se o aniversário do Google (ou pelomenos do registro do domínio Google.com)

Em 1998 Larry Page e Sergey Brin (fundadores do Google) criaram um novo mecanismo de busca na internet e tentaram vendê-lo, ninguém quis comprar. Assim, decidiram criar sua própria firma e a chamaram de um nome inspirado em um termo matemático que se refere ao número 1 seguido de 100 zeros: Google.

Dez anos depois, o Google é um gigante da tecnologia, onipresente na rede e, às vezes, fora dela. A empresa possui 20 mil empregados e um valor na bolsa de 150 milhões de dólares, muito próximo a gigantes do setor com décadas de história como a Microsoft e a Apple.



Hoje sediada na cidade de Mountain View, no Vale do Silício, seus funcionários têm uma das melhores condições de trabalho de todo o setor, com comida e massagens gratuitas. Além disso, eles podem dedicar 20% do seu tempo de trabalho em projetos próprios. Alguns dos maiores produtos da empresa, como a rede social Orkut, saíram justamente desse tempo "livre".



O Google processa dois terços de todas as buscas mundiais na internet, cerca de 40% da publicidade online e tem acesso a informações potencialmente confidenciais de cerca de 650 milhões de pessoas que usam diariamente seu serviço de busca e outros de seus produtos, como o YouTube, Google Maps e o Gmail.



A companhia entrou em campos bem distantes de seu negócio tradicional como softwares baseados na rede. Na semana passada, ela anunciou o lançamento do Chrome, seu novo navegador de internet que concorre com o Internet Explorer, da Microsoft, e o Firefox, da Fundação Mozilla.



Seu crescente controle do tráfego na internet e publicidade online preocupa alguns especialistas, que temem que o buscador esteja aumentando perigosamente seus tentáculos.



"Estão reunindo poder demais", diz Jeff Chester, diretor do Centro pela Democracia Digital, uma renomada organização não governamental e centro de estudos sobre a internet.



"É uma equação que não está equilibrada. Não se trata de um sistema desenhado apenas por uma entidade", diz Chester. Em contrapartida, ele acredita que o Google contribuiu para "democratizar o acesso à informação".



Em um documento liberado para a imprensa sobre seu décimo aniversário, o buscador afirma sua hierarquia "é mínima" e que seguem como uma companhia despojada, em que cada indivíduo pode ter um grande impacto.



Como o Google estará dentro de dez anos é difícil de dizer, mas vendo sua influência na internet na última década, praticamente tudo é possível.

Parabéns Google pelos seus 10 anos de história!