Tire seu site do Google - Saiba como remover um conteúdo

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Você, sendo dono de um site, pode controlar o conteúdo a ser indexado pelos sistemas de buscas. Um modo de fazer isso é falar aos robôs dos sites de buscas saberem o que você não quer que apareça nas pesquisas através de um arquivo chamado robots.txt ou pelas robots meta tag. Porém, o que fazer se aquela página já foi anexada? Aprenda como remover determinado conteúdo, continue lendo o texto.

A central de ajuda para Webmaster do Google fornece informações detalhadas sobre cada situação. Uma vez que uma página foi reindexada (quando o robô do Google passar por ela), o site irá remover o conteúdo automaticamente. Mas se você não quer esperar a reindexação, existe um outro modo.

Primeiro você deve provar que é dono de um determinado site atráves do webmaster tools do Google. Você pode fazer isso de 2 modos: Através de Meta-Tags ou fazendo o upload de um arquivo em branco com o nome que eles te darão. Após isso você verá uma nova opção abaixo da tab "Diagnostic" chamada "URL Removals". Clique nesse link e depois em New Removal Request. Escolha a opção que mais se aproxima do tipo de conteúdo que você quer remover.

Google Webmaster Tools

Explicações sobre cada tipo de conteúdo:
Individual URLs
Escolha essa opção se você quiser remover uma URL ou imagem.

A directory
Escolha essa opção de você quiser remover todos os arquivos e pastas de um diretório do seu site.

Your entire site
Escolha essa opção se você quiser remover seu site por completo do Google.

Cached copies
Escolha essa opção se você quiser remover cópias em cache de suas páginas do index do Google.