OpenSocial para os brasileiros no Orkut!

domingo, 6 de julho de 2008

Finalmente chegou a nossa vez! Nessa semana o OpenSocial será implementado oficialmente no Brasil e mostrará a cara no Orkut.

O OpenSocial é constituído de uma série de aplicações (APIs) que facilitarão a criação e hospedagem de aplicativos sociais na web. O OpenSocial permite que os desenvolvedores escrevam aplicativos que funcionarão em qualquer outro local que use as APIs da OpenSocial.

Membros da comunidade OpenSocial estão no mundo inteiro e incluem MySpace, Engage.com, Friendster, hi5, Hyves, imeem, LinkedIn, Ning, Oracle, orkut, Plaxo, Salesforce.com, Six Apart, Tianji, Viadeo e o XING. Aqui no Brasil, desenvolvedores e usuários esperam há meses a oportunidade de ver o poder do OpenSocial em páginas de grande visitação. Desenvolvedores podem utilizar uma página de teste do Orkut e usuários mais adiantados já mudaram a localização de seus perfis do Orkut para países nos quais o OpenSocial já funciona (como Myanmar, Palau, Granada...)

O Lançamento Oficial acontecerá na próxima terça-feira (08) na sede do Google em São Paulo. Informações dão conta que em 10 de julho os usuários do Orkut já começarão a receber avisos sobre a possibilidade de uso dos Gadgets no Orkut.

A minha opinião sobre os Gadgets já disponíveis no Orkut
Desde que fiquei sabendo dessa novidade, me cadastrei para a "Caixa de Areia", que era apenas para os desenvolvedores de APis para o OpenSocial. Apesar de não ter conhecimento nenhum, me cadastrei, recebi aprovação e fui um dos primeiros no Brasil a ver essa novidade. Existem alguns recursos "legaizinhos", mas nada realmente que impressione. Em meu profile por exemplo adicionei um recurso que mede quantas palavras você digita por minuto, é besta, mas é só para brincar. Existem também recursos como "Rate My Picture" onde você pode dar nota para as fotos de seus amigos, também temo iLike, onde você indica quais são suas músicas favoritas e muito mais!
Já existem algumas aplicações feitas por brasileiros, mas nenhuma (nem made in Brazil nem gringa) chega a chamar atenção. Espero que com a chegada oficial do OpenSocial no Brasil, isso mude.

É esperar para ver!