O Orkut não é do Google

sexta-feira, 13 de março de 2009

pelomenos é isso que muitos pensam!

Leia a matéria abaixo, publicada na INFO Online:

Em vez de criticar, as pessoas poderiam fazer uma busca dentro da própria rede social para ver se a vice-presidente de Produtos de Busca e Experiência do Usuário havia falado bobagem. Não é difícil achar integrantes discutindo a paternidade do site, como dá para ver no exemplo acima. Há quem acredite, sim, que o orkut é dono do Google. Até no Yahoo! Respostas tem gente querendo saber quem é dono de quem. Claro que sempre aparece alguém capaz de sanar essa dúvida tão complexa. Mas essa não é a questão.

Em um país com níveis de qualidade educacional tão baixos, esse tipo de desconhecimento é mais do que natural. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o analfabetismo funcional atinge 21,6% da população. Os dados são de 2007. Isso segundo uma fonte oficial que fez o levantamento com base em uma pequena parcela da população. Serei mais claro: o número deve ser bem maior. Estamos no Brasil, pessoal. Aqui não é a Suíça.

Os preconceituosos que me perdoem, mas dá para dizer sem medo que o problema está presente em todas as classes sociais – inclusive na elite que acha que sabe de tudo. As pessoas com esse tipo de déficit educacional têm sérias dificuldades para entender o mundo. Muitas, claro, estão na internet. Será que sabem que o Google é dono do orkut?

Ninguém pode partir do pressuposto que só pessoas esclarecidas, que navegam com desenvoltura na web, usam a rede social no Brasil. O orkut virou um monstro, com gente de todos os tipos. Garanto que muitas delas nem saberiam explicá-lo se fossem abordadas na rua. Apenas acessam perfis, deixam recados, vasculham a vida dos amigos e vão embora. Não precisam conhecer mais do que isso. Será que erram mais os que acham que o orkut é dono do Google ou os que jogam pedras sem se informar direito?


Isso é totalmente normal, visto que há uns meses conversava com uma amiga que todos dizem ser "fera" quando o assunto é computador e demorou muito para convencê-la que o Google NÃO ERA PROPRIEDADE do Yahoo