"Desenviar" e-mail pelo Gmail!

sexta-feira, 20 de março de 2009

Mais um recurso interessante para o serviço de email Gmail foi criado para o catálogo do Gmail Labs. A ferramenta “Undo Send” permite desconsiderar um email que acabou de ser enviado.

Logo após enviar um e-mail, o link de "resgate" aparece por cinco segundos, para que você possa cancelar o processo. Caso você cancele o serviço, o servidor não "pegará de volta" o e-mail enviado, apenas cancelará o envio! (Traduzindo: existirá um delay de cinco segundos após clicar em "enviar e-mail")

O recurso ajudará em casos em que o usuário descobre, por exemplo, ter enviado um email para o destinatário errado, ou então ter cometido algum erro grosseiro de escrita, por exemplo.

Com a função ativada, ao clicar no botão de envio da mensagem ela não é imediatamente enviada, sendo paralisada nos servidores por cinco segundos. Keith Colerman, gerente de produto da Google, explicou que os cinco segundos são suficientes, mas podem ser aumentados para 10 segundos no futuro. Mais que isso, provocaria frustração nos usuários pela demora de envio da mensagem.

Também para evitar arrependimentos, a Google lançou antes o Gmail Goggles, que desafia o usuário com operações matemáticas a fim de evitar o envio de emails enquanto estiver bêbado, noticiou o site TechCrunch.

A função está disponível sob o item Labs, dentro de Settings, e até o momento está disponível apenas para usuários da versão em inglês do sistema.

Fonte: Geek