O Google sabe que você está gripado!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Sim! Com base nas pesquisas de seus usuários, o Google sabe com muita precisão sobre sua gripe.
O Google.org (lado filantrópico do Google) nos mostra um gráfico onde mostra o número de americanos gripados (que o Google calculou) e o número oficial de gripados (de acordo com o CDC (Centro de Controle de Doenças, nos EUA)).

Vamos ao gráfico:
Gráfico comparando resultados do Google Flu Trends com os do CDC

Analizando o gráfico, vemos claramente que o Google Flu Trends em todo o período da amostra (de 2004 até 2008) mostra com quase perfeição que realmente sabe sobre sua gripe!

"Nós encontramos uma estreita relação entre o número de buscas e temas ligados a gripe e quantas pessoas realmente tem sintomas gripe. Evidentemente, nem todas as pessoas quem procura por "gripe" estão realmente doentes, mas um padrão surge quando todas as consultas de pesquisa relacionadas com a gripe a partir de cada Estado e região são adicionadas. Ao comparar nossos dados com as informações do sistema de vigilância do Centro de Controle de Doenças e Prevenção americano, descobrimos que algumas consultas tendem a serem populares exatamente quando época gripal está para acontecer.Não poderíamos ter criado esse modelo sem agregar centenas de bilhões de pesquisas individuais desde 2003. Evidentemente, estamos perfeitamente conscientes da confiança que é depositado em nós e temos a responsabilidade de proteger a privacidade de nossos usuários. Flu Trends nunca será usado para identificar usuários individuais, apenas será baseado numa contagem de quantas vezes determinadas pesquisas ocorrem em cada semana."


Impressionante, não é mesmo?