Agora é oficial! Yahoo utilizará tecnologia do Google AdSense

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Leia abaixo o texto publicado por Omid Kordestani, Vice-Presidente de Vendas e Desenvolvimento de Negócios Globais no Blog do Google:

Hoje, anunciamos um acordo de publicidade não exclusivo que fornecerá à Yahoo! acesso aos nossos programas AdSense para busca e AdSense para conteúdo em suas propriedades da web nos EUA e no Canadá. Além disso, trabalharemos para possibilitar a interoperabilidade entre nossos respectivos serviços de mensagens instantâneas, oferecendo aos usuários comunicação melhor e mais ampla online.

Temos orgulho das tecnologias de publicidade que desenvolvemos, que mostram aos usuários um anúncio relevante, quer estejam procurando um item específico ou navegando pela Internet. Este acordo estende esses benefícios à Yahoo! e seus muitos usuários, anunciantes e editoras parceiras. Atualmente fornecemos serviços similares a sites como AOL e Ask.com, assim como muitos outros parceiros, e trabalhamos de perto com todos os nossos parceiros para assegurar que nossa parceria impulsione seu sucesso a longo prazo.

Por que fizemos este acordo? Muito simples, achamos que é bom para os usuários, anunciantes e editoras. Ao oferecer a tecnologia líder do setor da Google para Yahoo!, o sistema todo torna-se mais eficiente, e todos se beneficiam:


- Os consumidores verão anúncios mais relevantes quando estiverem procurando informação e navegando pela web. E com a interoperabilidade entre os serviços IM, os usuários terão acesso mais fácil a ainda mais de seus contatos.

- As editoras que se encontram atualmente na Rede de Editoras da Yahoo! se beneficiarão da tecnologia de publicidade da Google, aumentando potencialmente a receita que ganham com seus sites.

- Os anunciantes terão novas e mais eficientes maneiras de atingir seus clientes alvo.

Também achamos que isso é bom para a concorrência. A verdade é que este tipo de acordo é lugar comum em muitos setores, e isto não exclui a concorrência acirrada. A Toyota vende sua tecnologia híbrida para a General Motors, embora sejam os fabricantes de carros número um e número dois globalmente. A Canon fornece motores de impressoras a laser para a HP, embora também concorra no mercado mais amplo de impressoras a laser. Google e Yahoo continuarão a ser fortes concorrentes, e essa concorrência ajudará a impulsionar a inovação, que favorece os usuários.

É importante ressaltar o seguinte a respeito deste acordo:

- Este acordo não é uma fusão. Em vez disso, estamos simplesmente fornecendo acesso à nossa tecnologia de publicidade à Yahoo! através do nosso programa AdSense.

- Este acordo não impede que um concorrente atue no campo. A Yahoo! continuará no negócio de publicidade de busca e conteúdo, que proporciona à empresa um incentivo constante para continuar melhorando e inovando. Mesmo durante este acordo, a Yahoo! pode usar nossa tecnologia tanto quanto desejar.

- Este acordo não impede que Yahoo! faça acordos similares com outros. Este acordo não é exclusivo, o que significa que a Yahoo! pode fazer acordos similares com outras empresas.

- Este acordo não aumenta a participação de Google no tráfego de busca. A Yahoo! continuará a operar seu próprio programa de busca e de publicidade, e o acordo não aumentará a participação da Google no tráfego de busca.

- Este acordo não permite que Google eleve os preços para os anunciantes. A Google não estabelece os preços manualmente para os anúncios; os próprios anunciantes determinam os preços através de um leilão de concorrência constante. Após anos de pesquisa constatamos que leilões são de longe a maneira mais eficiente de estabelecer o preço de publicidade de busca e não temos nenhuma intenção de mudar isso.

Temos estado em contato com reguladores sobre este acordo, e esperamos trabalhar de perto com eles para responder a perguntas que tiverem sobre a transação. Acreditamos que as eficiências deste acordo ajudarão a preservar a concorrência.

A Internet é um ambiente saudável e competitivo, onde os criadores de conteúdo, anunciantes e usuários se reúnem para acessar informações, comunicar-se e criar novas oportunidades de negócio. Acreditamos que esta transação estende esses benefícios – é boa para os usuários, anunciantes e editoras e é boa para o setor.


Lembro vocês que esse serviço de parceria a princípio será apenas para o Yahoo US e para a versão Canadense.